"MEXA-SE COMO UMA CRIANÇA. A atividade física é um grande fator de promoção da qualidade e da duração da vida. Ande, pratique alongamento, dance. Não pare... Coma como um índio. Evite produtos industrializados. Coma menos gorduras. Abuse das frutas e verduras. Use pouco sal, reduza o consumo de açúcar... DURMA COMO UM GATO. Descanse o suficiente, espreguice ao acordar. Trate bem o seu corpo... TENHA A PERSISTÊNCIA DE UM CAMELO. Seja disciplinado. Mantenha seu compromisso de envelhecer com saúde.
terça-feira, 20 de março de 2012
Tarde de Lazer CRISTALINO
No dia 17-03-12, o Programa Esporte e Lazer da cidade de água Boa - MT, realizou a TARDE DE LAZER no bairro Cristalino. As principais atividades realizadas foram: pula corda, perna de pau, peteca, dominó, xadrez, futsal, pula pula, pneus, futebol de botão, queima, vôlei e muitas brincadeiras. Apesar do evento estar previsto para as 16:00 horas, damos início as 14:45, devido ao tempo que estava chuvoso. Mesmo assim, achando que ninguém apareceria na praça, contamos com a presença de aproximadamente 150 crianças.
sexta-feira, 2 de março de 2012
Conviver - Grupo de Idosos
Hoje, dia 01-03-12, a equipe do PELCAB, foi na Associação dos Servidores Públicos Municipais (ASPM), para interagir junto com o grupo de idosos, já que fizemos uma parceria com a Assistência Social e estaremos realizando atividades semanalmente com eles.
Sabemos que o envelhecimento do ser humano começa a partir dos 30 anos de idade, sendo que a cada ano ocorre cerca de 1% da perda das funções orgânicas, no qual estas são modificações que a princípio são imperceptíveis que aumentam gradativamente, mas não é motivo para pânico, pois não resultam em nenhuma insuficiência de sistema ou órgão. Esta amenização das funções orgânicas do organismo pode variar de órgão para órgão e de pessoa para pessoa, pois as pessoas não envelhecem da mesma forma.
Veja abaixo algumas fotos
Momento da oração
Alongamento
A atividade física é um ponto importante na qualidade de vida do idoso. No entanto, o tipo de exercício a ser realizado depende do organismo e da vontade de cada um. Segundo Silene Sumire Okuma, coordenadora do grupo de pesquisa em educação física para idosos da Faculdade de Educação Física da Universidade de São Paulo, não há nenhuma fórmula predeterminada do que deve ser feito na terceira idade. Por essa razão, dois fatores são preponderantes na escolha da atividade física. Primeiramente, o idoso precisa olhar para si e ver qual a sua capacidade funcional nas atividades do dia-a-dia, como subir as escadas de um ônibus, carregar panelas de pressão, arrumar camas, abaixar-se para ver o forno, por exemplo. A atividade física irá melhorar sua capacidade de desempenhar essas e outras tarefas cotidianas.
Dança
Melhora da auto-eficácia;
Contribuição para a manutenção e/ou o aumento da densidade óssea;
Auxílio no controle do diabetes, da artrite, das doenças cardíacas e dos problemas com colesterol alto e hipertensão;
Melhora da ingestão alimentar;
Diminuição da depressão;
Redução da ocorrência de acidentes, pois os reflexos e a velocidade ao andar ficam melhores;
Manutenção do peso corporal e melhora da mobilidade do idoso.
Tome água moderadamente antes, durante e depois da atividade física;
Use roupas leves, claras e ventiladas;
Não faça exercícios em jejum, mas evite comer demais antes da atividade física;
Use sapatos confortáveis e macios.
Equipe do PELCAB
Assinar:
Postagens (Atom)